Curso make up

Subscreva via Email

segunda-feira, junho 10, 2013

HIDRATOS DE CARBONO: PORQUE ENGORDAM TANTO?


MUITO SE FALA DE HIDRATOS DE CARBONO, FIQUE A SABER PORQUÊ.

Hidratos de carbono é cada vez mais dos temas falados entre quem quer emagrecer. Durante os anos noventa a população começou a cada vez mais ter uma maior percentagem de pessoas obesas e fora de forma.
Durante alguns anos as culpas foram colocadas sempre em cima do macro nutriente que mais calorias tem a gordura que conta com 9 calorias por cada grama. Então seguindo a lógica que hoje se sabe errada as pessoas optaram por dietas onde as gorduras tinham o menor peso possível e optaram por dietas ricas em hidratos e proteína pois ambos estes macro nutrientes contam apenas com 4 calorias por grama.
Infelizmente o resultado de todo esse pensamento está bem à vista de todos, a população tem vindo a ficar a um ritmo ainda mais acelerado obesa e forma de forma, muitos culpam o ritmo de vida actual, de certo que tem algum peso, mas os culpados são sim os hidratos que colocamos em tudo o que hoje comemos.


Hidratos de carbono e a insulina
Para perceber o porque dos hidratos serem dos 3 macro nutrientes existentes (proteína, gordura e hidratos de carbono) os que de facto mais impacto terão é preciso perceber o efeito da hormona insulina que todos temos presentes no nosso corpo.
A insulina de todas as hormonas presentes no nosso corpo é considerada a mais anabólica (anabolismo significa capacidade de gerar massa seja ela magra ou gorda). Ou seja no nosso sistema hormonal quando à insulina presente especialmente um elevado nível a probabilidade é que exista armazenamento de glicogénio criando gordura.
E o que liga a insulina aos hidratos de carbono? A resposta é simples, quando ingerimos hidratos estes vão influenciar o nível de glicogénio (açúcar) no sangue, fazendo assim com que exista um pico de insulina e como explicado anteriormente isso significa engordar.
Agora todos devem estar a pensar, mas os nossos avós tinham uma dieta baseada em hidratos de carbono a maioria legumes e não eram obesos isso leva me ao próximo capitulo.
Que hidratos comer
De certo que já devem ter visto em alguns artigos no supermercado o símbolo que diz baixo IG, posso dar o exemplo dos novos iogurtes da danone que o tem. IG significa índice glicemico, basicamente o que o índice glicemico diz é o impacto que vai ter na glicemia do nosso sangue logo o impacto que terá nos nossos níveis de insulina.
Resumidamente deve escolher sempre hidratos com o menor nível glicemico possível, para alem de não criarem picos de insulina a energia fornecida por esses hidratos de carbono dura mais tempo porque tem uma libertação mais gradual.
Assim essa é a razão porque deve evitar doces, pão branco, massas brancas etc.. o nível glicemico desses alimentos é demasiado alto.
Quais as melhores fontes de hidratos de carbono
Aveia, massas integrais, pão integral, legumes, legumes e legumes.

0 comentários:

Enviar um comentário